Está muito complicada a situação de Rui Viana na Indonésia. O rapaz de 21 anos foi detido por tráfico de cocaína, que transportava em frascos de champô para o país. Um outro português também se encontra detido e seria o destinatário da droga.
Rui Viana, que é filho do antigo futebolista Rui Óscar, tinha ainda na sua posse 6.000 €, que seria o seu pagamento para introduzir a cocaína no país asiático.
A família de Rui Viana tenta interceder pelo filho, num país onde a legislação é bastante apertada para este crime. Aliás, na Indonésia, existe ainda pena de morte e prisão perpétua.
De acordo com informações do jornal Correio da Manhã, “incorre numa pena que pode ser de prisão perpétua ou morte por fuzilamento”, ele que está a ser apontado como “correio de droga”.
Sabe-se agora também que a namorada do jovem, que jogou no Câmara de Lobos até ao ano passado, quando terminou a carreira no futebol, está grávida, como revelou um responsável da Embaixada Portuguesa.
Este jovem que levou a cocaína para a Indonésia é filho de Rui Óscar, que fez a formação nas camadas jovens do FC Porto, onde chegou a ser campeão nacional, e também foi internacional português nas camadas jovens. Foi mesmo campeão europeu de sub-18 por Portugal.
Além de FC Porto, também passou por Marítimo, Boavista e Beira-Mar. Rui Óscar vive agora este drama, que o coloca na imprensa pelos piores motivos e sofre pelo filho.
De acordo com Kombes Hengki, diretor de Investigação de Drogas da Polícia de Metro Jaya, Rui Viana tinha na sua posse frascos com cerca de 2,5 litros de cocaína líquida: um frasco o título Continente contendo 977 ml, 1.005,4 gramas; um frasco com o título Protex 09,3 ml ou 729,7 gramas de cocaína líquida; e um frasco de Tresemmé 912,4 ml ou 938,7 gramas.
O jovem madeirense foi detido ainda no aeroporto. “A esse suspeito damos a função de estafeta”, disse Kombes Hengki. Mais tarde, apuraram que o destino de Rui Viana era Bali, onde se encontraria com o segundo suspeito, identificado pelas iniciais FMGS, que também é português, já está detido e é considerado o destinatário da cocaína.