O Benfica conseguiu uma vitória confortável sobre o Tondela, para a Taça da Liga e marcou encontro com o SC Braga, nas meias-finais da prova. No entanto, a vitória por 3-0 não escamoteia, como disse José Mourinho, um início de jogo menos conseguido por parte das águias, que acabariam por chegar à vantagem na sequência de uma grande penalidade controversa.
Otamendí adiantou o Benfica dos 11 metros, num lance que deixa dúvidas. Vítor Pinto, na CMTV, arrasou completamente a decisão tomada, sobretudo por ter vindo do VAR, como se de um grande erro de arbitragem se tratasse.
“A questão do penalti é inacreditável, sobretudo porque foi um lance revertido. Um lance destes, visto pelo árbitro em primeira mão, em lance corrido, no imediato, o árbitro até se podia deixar enganar pela circunstância. Ser alertado pela Sra. Cláudia Ribeiro e pelo Sr. Carlos Macedo, ir e decidir-se. Até o nosso Marco Pina [analista de arbitragem da CMTV] disse que não fazia sentido este penalti, e decidir-se por assinalar penalti, com a explicação de que o braço não estava em posição natural, quando praticamente em todos os frames, se vê que o Leandro Barreiros é que vai para cima do Afonso Rodrigues.
Portanto, é um lance onde claramente, uma perspetiva abrangente do lance, percebe-se que não haveria aqui condições para sequer fazer a reversão. Mas isso é só a nossa opinião, pelos vistos. Mas claramente foi uma má decisão, sobretudo porque foi algo de análise e de reversão do próprio árbitro, que não consigo mesmo entender como é que o árbitro se deixa levar numa situação destas”, analisou o jornalista na CMTV.