Foi há 25 anos que Nelly Furtado deu os primeiros passos para uma carreira brilhante. A cantora luso-canadiana conquistou o mundo com músicas como “I’m like a bird’ ou “Maneater”. Em Portugal, o single “Força”, o hino do Euro’2004 ainda hoje está na memória de todos.
No entanto, nos últimos tempos, a cantora tem sido muito atacada nas redes sociais, nomeadamente o chamado “bodyshaming”, com muitos a apontarem para o aumento de peso da cantora.
Talvez por isso ou pelo desgaste de uma longa carreira, já de 25 anos, Nelly decidiu afastar-se.
“Faz hoje 25 anos que o meu primeiro álbum Whoa, Nelly! foi lançado. No primeiro slide tenho 20 anos, prestes a fazer o meu primeiro show como artista profissional na Lilith Fair. Fui a uma loja chamada “Original” na Queen West em Toronto e comprei aquele vestido rosa e uns sapatos brilhantes de plataforma para atuar. Foi tão significativo e o meu eu artista sentiu-se tão realizado.
25 anos depois , a minha música alcançou uma nova geração de fãs e eu não poderia estar mais feliz com isso.
No ano 2000 lembro-me de sentir um propósito em esperar que algum miúdo tirasse o pó do Whoa, Nelly! vinil um dia numa loja de discos e acho que foi fixe ou inspirador, então nunca poderia ter adivinhado que haveria tantas formas novas de descobrir música “antiga” em 2025!
Ter tantas pessoas a redescobrir a minha música tem sido surreal e alegre. Tem sido tão divertido abraçar esta oportunidade, sair novamente aos palcos e ver de perto, o verdadeiro poder duradouro da boa música. Fez-me realmente acreditar em magia.
Tudo isto à parte, decidi afastar-me dos palcos num futuro próximo e perseguir outros empreendimentos criativos e pessoais que acho que se adequariam melhor à próxima fase da minha vida.
Gostei imensamente da minha carreira e ainda adoro escrever música, pois sempre a vi como um hobby que tive a sorte de fazer uma carreira. Vou identificar-me como compositora para sempre.
Estou grata por todos os anos de diversão, comunidade e maravilha.
Gratidão infinita a todos os que já ouviram e vibraram com a minha música e assistiram a qualquer um dos meus shows. Amo-vos e aos vossos corações abertos.
Agradeço profundamente a todos aqueles que trabalharam arduamente para me ajudar a realizar os meus sonhos pop a nível criativo e organizacional. Agradeço a todos os meus brilhantes colaboradores e fiéis campeões.
Eu também desejo, para a nova geração de artistas, muitos anos de performance frutífera e apaixonada.
O segundo slide sou eu em Berlim este verão finalmente a entender o que significa receber flores. Obrigada e boa noite!
Nelly :)”.
Em nenhum momento, a cantora toca no assunto das críticas ao seu peso. Aliás, recentemente Nelly disse que se amava o suficiente para não considerar essas críticas ao seu corpo que ela tanto ama.
“ É pena que a Nelly Furtado diga adeus à música porque ela tem uma grande voz mesmo, e é uma voz que se destaca dos outros cantores, é uma excelente artista a todos os níveis, eu já a vi pessoalmente num concerto, portanto acho que perdemos aqui uma artista, mas faz parte do ciclo da vida, perdemos, ela continua lá na vida dela, nós é que já não vamos ter o prazer de ouvi-la a cantar ao vivo.
Afasta-se dos palcos após 25 anos de carreira, também percebe-se que é bastante antes. Uma pessoa queira descansar e que se queira reformar, há de fazer agora a sua vida, mas graças a Deus nos dias que vivemos podemos sempre relembrar através dos vídeos, temos várias plataformas onde temos os vídeos da Nelly Furtado a cantar, vários concertos, portanto é daquelas coisas, enquanto as pessoas forem faladas, enquanto estiverem… Nunca nos vamos esquecer lá porque ela faça uma pausa nesta carreira, não sabemos se irá voltar, mas neste momento vai fazer uma pausa, o dia de amanhã nunca ninguém sabe, mas sempre que quisermos temos à distância de um clique hoje em dia”, disse Pimpinha Jardim, no programa V+ Fama.