No dia em que se passam 10 anos sobre a morte de Eusébio, o presidente do Benfica deixou uma mensagem no jornal A Bola sobre a lenda do clube.
As palavras de Rui Costa sobre Eusébio estão a emocionar os benfiquistas e adeptos do futebol português em geral, para celebrar uma das maiores lendas do futebol mundial, que faleceu a 05/01/2014.
“O tempo passa, a saudade cresce. Eusébio partiu há dez anos, deixando um vazio eternamente por preencher.
Ficou a memória de um homem extraordinário, dos melhores de sempre na sua arte de jogar futebol, porém sempre humilde, perante os justos e recorrentes elogios, assim como sempre que foi homenageado pelo Benfica, pelas mais diversas instituições e por milhares e milhares de adeptos.
Mas, também, sem falsa modéstia. Eusébio tinha plena consciência do seu relevantíssimo papel no Benfica e no futebol português, desempenhando-o, primeiro, como jogador, depois, assumindo-o apaixonada e empenhadamente como embaixador.
Eusébio confunde-se com o Benfica. Quem quer que tenha tido o privilégio de o acompanhar além-fronteiras, é conhecedor do prestígio granjeado pelo clube por ter contado com Eusébio nas suas fileiras. No entanto, essa perceção nunca foi fomentada pelo próprio, ciente, em permanência, de que o Sport Lisboa e Benfica estará sempre acima de qualquer individualidade.
O seu legado é imenso e inspirador. Desde que nos deixou, o Benfica tem prosseguido num caminho de constante evolução e adaptação aos desafios com que se depara e Eusébio continua a acompanhar os benfiquistas. O seu exemplo e o seu benfiquismo são perenes, simultaneamente motivadores e orientadores! Ambicionar um Benfica mais forte a cada dia é cumprir o ideal benfiquista tão nobremente personificado pelo nosso querido Eusébio. Como cantam os nossos: tu és o nosso rei, Eusébio”, revelou Rui Costa, em palavras ao jornal A Bola.