O comentador da CNN Portugal Luís Vilar esteve a analisar a mais que provável contratação do Benfica, para este mercado de janeiro. Marcos Leonardo vai assinar pelos encarnados (já está em Lisboa) e chega do Santos por 18 milhões de euros ao campeão nacional.
O jovem avançado brasileiro tem 20 anos e está a ser considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. No entanto, Luís Vilar aponta esta como mais uma estratégia do Benfica “a médio prazo”, para o futuro, quando na sua opinião, o que a equipa está a pedir é um avançado pronto para fazer golos e impor-se já na equipa, depois de não ter conseguido resolver a saída de Gonçalo Ramos no mercado passado.
“O problema é que aquilo que o Benfica quer não é o que o Benfica precisa. E isto deve-se a um mau planeamento. Hoje, o Benfica precisa de um avançado urgente, que chegue em janeiro e faça 10 a 15 golos até ao final da temporada”, disse Luís Vilar, o que não revê em Marcos Leonardo que define como um “excelente jogador”, mas que precisará de “espaço e de tempo” para ser o que o Benfica precisa no momento, esse homem-golo que estará em falta, na Luz.
Luís Vilar diz que o “Benfica não tem tempo” para Marcos Leonardo, ao contrário do Sporting que “tem tempo”. Porquê? “Porque a competência trouxe tempo ao Sporting. A incompetência removeu tempo ao Benfica. O Benfica fruto da incompetência de mercados sucessivos recentes faz com que hoje, o que o Benfica quer não corresponde às necessidades que tem, porque o Benfica está a contratar atrasado na janela de mercado.
O Sporting, se calhar, já está a pensar vender Gonçalo Inácio, mas já está a comprar uma janela antes. É que quando o clube está mal, compra na janela que precisa. Quando está muito mal, compra na janela seguinte”, disse Luís Vilar, antes de nova comparação entre os grandes do futebol português: “Uns estão a comprar janelas atrasados, outros estão a comprar janelas adiantados. E quem é que ganha mais com isso? O Sporting”.
Uma análise de Luís Vilar que lhe está a valer críticas, nas redes sociais, até porque o Sporting vem de fazer um 4.º lugar no campeonato, não se apurou para a Liga dos Campeões, nem venceu nada na temporada passada. Este ano, lidera com um ponto de vantagem sobre o segundo classificado e campeão em título, o Benfica.
“Quem ouvir o Luís Vilar falar, fica com a ideia de que:
1. O Benfica não é o atual campeão em título.
2. O Benfica não ganhou o único troféu da época à data, a Supertaça, frente a um dos rivais.
3. O Benfica não ganhou os 4 jogos que fez frente ao FC Porto, Sporting e SC Braga.
4. O Benfica está a um ponto do 1.º lugar, separado por um pontapé de baliza mal marcado a 10 minutos do fim ou um golo em fora de jogo mal validado pela equipa de arbitragem, com direito a comunicado do Conselho de Arbitragem a admitir o benefício dos 3 pontos.
Quem ouvir este energúmeno falar, fica com a ideia de que o Benfica não está a disputar o campeonato nacional, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e as Competições Europeias, e de que o Sporting já ganhou tudo na corrente época e nem sequer ficou em 4.º lugar na época passada. É uma panóplia de verborreias descarregadas em direto na CNN Portugal pela boca deste e de outros indivíduos, sabe-se lá a mando de quem e porquê, que não tem igual. É um nojo. Um absoluto nojo aquilo que está a acontecer!”, pode ler-se numa página afeta ao Benfica, na rede social X.