Realizadas as buscas a casa do ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi encontrada uma dose pequena de haxixe, de acordo com a CMTV. Apesar de a dose ser considerada baixa e, como tal, dentro da legalidade, a mesma terá sido apreendida.
De lembrar que João Galamba foi constituído arguido pelo Ministério Público, neste processo relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde. Na sequência do mesmo, foram feitas detenções, e constituídos vários arguidos.
No entanto, em nada esta apreensão se relaciona com o processo. Doses de autoconsumo de haxixe não constitui qualquer crime.
Já na manhã desta quinta-feira, João Galamba foi filmado, também pela CMTV, a sair de casa, de pijama, para passear a cadela. E recusou responder, perante a insistência da repórter.
Também António Costa está a ser investigado no âmbito processo, razão que o levou a apresentar o pedido de demissão do cargo de primeiro-ministro, provocando este caos político em Portugal.
“Não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou censurável. A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, boa conduta e menos ainda a suspeita de prática de ato criminal”, disse António Costa, na passada terça-feira, 7 de novembro, ao apresentar o pedido de demissão, publicamente.
Marcelo Rebelo de Sousa convocou um Conselho de Estado para as 15h00 desta quinta-feira, 9 de novembro. Depois disso, deverá comunicar a decisão tão esperada, sobre se destitui ou não a Assembleia, assim como a possibilidade de agendar eleições antecipadas, o que, neste momento, parece ser o cenário mais provável.