A morte de Francisco Pinto Balsemão, aos 88 anos de idade, deixou o universo SIC de luto, mas a precisar de trabalhar, apesar das emoções que o momento proporcionava.
A abertura do Jornal da Noite, por Rodrigo Guedes de Carvalho, foi realmente emotiva. O jornalista com voz embargada a fazer uma introdução sentida:
“O dia que sabíamos que vinha aí não dói menos quando finalmente aparece. Hoje é um dia justa e naturalmente centrado em Francisco Pinto Balsemão. Vamos recordar o inigualável percurso, a contribuição ímpar para um jornalismo independente e plural.
Vamos ter depoimentos de amigos, esses inúmeros e tão diferentes que conquistou, na maneira simples da sua inteligência, cordialidade e sentido de humor. Vamos ter tudo isso. Mas permitam-me começar por dizer, em nome dos meus colegas aqui no estúdio comigo e dos que estão na regi a comandar as operações e dos que fazem as reportagens todos os dias e dos que estão na receção da entrada e em todos os setores menos visíveis, hoje, aqui debaixo deste teto que construímos juntos, é como se nos tivessem tirado o chão.
Talvez no final consiga dizer mais alguma coisa, por agora, como esperaria Francisco Balsemão, vamos ao trabalho. De cabeça levantada pelo orgulho de ser desta casa, bem-vindos ao Jornal da Noite”.
https://www.instagram.com/reel/DQH43B5CDwO/?utm_source=ig_embed