Depois de dias verdadeiramente primaveris, vem aí novamente o frio. Os termómetros já andaram a rondar os 30.º C, mas tudo indica que vêm aí temperaturas negativas e até poderemos ter neve, nos próximos dias.
A Primavera veio com força, com dias muito quentes e as poeiras de África a dificultarem mais a vida aos alérgicos, num início de Primavera muito quente. No entanto, parece que foi mesmo sol de pouca dura.
Março vai terminar com muito frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e esta semana de Páscoa traz frio, chuva, vento e até neve.
De acordo com o IPMA, esta semana de Páscoa será marcada por “uma alteração do padrão de circulação para um fluxo predominante de oeste, ou seja, a aproximação ou passagem de perturbações frontais ou regiões depressionárias pelo território continental”. Portanto, teremos “ocorrência de precipitação um pouco por todo o território a partir de segunda-feira, dia 25, com ocorrência de precipitação sob a forma de neve a partir do final do dia (acima de 1000 m), intensificação do vento e possibilidade de ocorrência de trovoada”.
Chuva durante toda a semana, aumentando de fluxo a partir de quarta ou quinta-feira. Há ainda uma massa de ar frio, já a partir desta segunda-feira, 25 de março, que traz uma “descida significativa da temperatura do ar, com pequenas oscilações ao longo da semana, mantendo-se ainda abaixo do normal para a época do ano”. Aliás, é esperado que a temperatura mínima oscile entre 0 e 14°C, podendo alcançar -2°C nas regiões do interior Norte e Centro nos dias 25 e 26 de março.