João Neves foi distinguido pelo Observatório do Futebol (CIES o segundo médio mais promissor do Mundo, numa lista de jogadores até aos 21 anos.
O internacional português tem apenas 19e aparece apenas atrás de Warren Zaire-Emery, jovem promessa do PSG, de acordo com este estudo do CIES, numa lista que conta com alguns nomes bem sonantes, por exemplo, o prodígio do Barcelona e da seleção espanhola Pablo Gavi, ou a promessa do Atlético de Madrid, Arthur Vermeeren.
João Neves tem sido muito elogiado no futebol europeu, mas neste caso, o estudo vai mais além desses elogios. O CIES levou em consideração os minutos de cada jogador no último ano, que relaciona ainda com o grau de dificuldade dos jogos disputados. Tudo somado resulta num rating, que depois é comparado com os percentuais dos jogadores dentro da mesma faixa etária.
Assim, lidera esta lista dos sub-21 o jovem Zaire-Emery, titular do PSG, aos 18 anos, com um rating de 2,71. Logo de seguida, está João Neves, com 2,52. Arthur Vermeeren (Atlético Madrid) fecha o pódio com 2,40.
A lista engloba médios defensivos e centrais, com menos de 21 anos. E João Neves tem sido dos mais utilizados nas competições do Benfica, mas também já chamado à seleção nacional, o que lhe permite classificar-se entre as melhores projeções, no meio-campo.