Rui Vitória está atualmente sem clube, após ter saído da seleção egípcia, no início deste ano, após a CAN. Em entrevista ao jornal A Bola, o antigo treinador do Benfica falou sobre o clássico de domingo e não tem dúvidas que o FC Porto foi muito superior à sua antiga equipa.
O 5-0 no Dragão tem dado que falar e o treinador português fala numa “vitória categórica do FC Porto”, que foi a equipa que “percebeu que era um jogo fundamental e atirou-se a ele com muita determinação e convicção. Desde o primeiro minuto sentiu-se que estava ali para impor a sua lei e vencer a partida. O Benfica não conseguiu ter qualquer iniciativa e esteve sempre sujeito ao que o FC Porto ia fazendo. Os dragões apresentaram-se muito bem preparados, a saber o que tinham de explorar, aproveitando, ao máximo, as fragilidades do Benfica”, começou por responder Rui Vitória, antes de entrar numa análise mais técnica.
“O FC Porto atacou muito bem as zonas fundamentais, nomeadamente, na primeira zona de construção. Conseguiu começar sempre de uma forma muito tranquila e bem definida, o que permitia que a colocação da bola em zonas especificas do meio-campo, para entrar, depois, na linha defensiva do Benfica. Conseguiu fazer estas ligações muito bem, atraindo a pressão e dando tempo, inclusive, para os seus laterais estarem envolvidos e a carregar sobre os laterais contrários em situações de dois contra um”, destacou Rui Vitória.
Pelo contrário, o Benfica “teve uma resposta muito abaixo do que era expectável. Grande mérito do Porto. Foi uma equipa com grande iniciativa, grande disponibilidade física e mental e enorme convicção no que tinha para fazer. Foi, indiscutivelmente, um justo vencedor”, completou Rui Vitória, na análise ao clássico entre FC Porto e Benfica.