Depois de Artur Jorge, o Benfica está novamente de luto, pela perda de mais um antigo atleta do clube. O Benfica lamentou a morte de Rui Rodrigues, que faleceu esta sexta-feira, 23 de fevereiro, aos 80 anos.
Rui Rodrigues foi jogador do Benfica, Académica de Coimbra e da seleção nacional, nos momentos áureos da sua carreira. Nasceu em Moçambique e foi contemporâneo de Eusébio.
No site oficial, o Benfica expressou o sentimento de luto, ao divulgar a triste notícia da sua morte.
“O Sport Lisboa e Benfica endereça sentidas condolências e associa-se à dor da família de Rui Rodrigues, antigo jogador, falecido hoje com 80 anos.
Rui Rodrigues deixa a memória de um atleta distinto, elegante e de classe superior, em campo, e íntegro, estudioso e solidário, fora dele.
Ao serviço do Benfica, Rui Rodrigues cumpriu 96 jogos, e conta com três golos marcados, distribuídos por três épocas consecutivas, entre 1971 e 1974, sendo contemporâneo de jogadores como Eusébio, Simões, Humberto Coelho, Toni, Jordão ou Nené, entre vários outros de um nível excecional.
Nessas três épocas que realizou com o Manto Sagrado, Rui Rodrigues venceu dois Campeonatos e três Taças de Honra, e participou num memorável percurso na Taça dos Clubes Campeões Europeus, que apenas terminou na meia-final da competição, frente ao Ajax de Johan Cruijff.
Nascido em Moçambique, foi em Portugal e particularmente na Académica de Coimbra que cumpriu a maior parte da sua carreira, tendo sido internacional por Portugal em 13 ocasiões, marcando três golos.
A morte de Rui Rodrigues deixa o desporto mais pobre e deixa, também, um rasto de saudade e um lugar na história do Benfica e do futebol português”, escreveu o Benfica numa nota de pesar, divulgada nos canais oficiais do clube.