O Conselho Superior da Magistratura anunciou esta terça-feira, 23 de janeiro, o veredito final do julgamento à morte de Jéssica Biscaia, a menina de três anos, que morreu na sequência de maus tratos.
Três dos arguidos tinham recorrido das sentenças. O Tribunal da Relação de Évora, no entanto, confirmou-as.
Assim, a mãe da menina, Inês Sanches, Ana Cristina, Justo Montes e Esmeralda Montes viram as penas de 25 anos confirmadas, condenados pelo homicídio qualificado da menina de Setúbal.
Foi na casa dos três últimos arguidos, Ana Cristina, Justo Montes e Esmeralda Montes, que Jéssica foi espancada e vítima de 150 pancadas, que a levariam à morte. Tudo para se vingarem de Inês Sanches, a mulher que lhes estaria a dever, e que lhes entregou a filha à morte. Também por isso, a receber a mesma pena.
Três arguidos apresentaram recurso em relação à decisão da primeira instância. Agora, os três Juízes Desembargadores do Tribunal da Relação de Évora “deliberaram, por unanimidade, julgar improcedentes os recursos, e confirmar integralmente o acórdão proferido em primeira instância”, como se pode ler no comunicado.
Jéssica Biscaia morreu em junho de 2022. Esteve cinco dias na casa da família Montes, onde foi espancada e usada para correio de droga, de acordo com o Ministério Público. Quando a mãe, Inês, a foi buscar a menina já estaria inanimada. Ainda assim, ainda demorou várias horas até acionar auxílio médico.