O FC Porto está numa boa fase de resultados, mas há mais uma mancha sobre o clube, a perturbar o bom ambiente. Agora, uma declaração de Pinto da Costa parece atacar Sérgio Conceição.
“Não, eu dei os reforços que o Sérgio Conceição me pediu. Não fui eu que inventei os jogadores que vieram. É evidente que se o Sérgio Conceição me pedir o Maradona, que, coitado, já nem existe, ou se me pedir o Cristiano Ronaldo, não lhe posso dar. Mas os jogadores que ele quis, ele teve-os”, disse Pinto da Costa, a Fátima Campos Ferreira, em entrevista ao programa Primeira Pessoa, da RTP, que será transmitido no final deste mês de janeiro.
Pinto da Costa parece passar responsabilidade sobre alguns reforços falhados completamente para o treinador. No entanto, de acordo com o jornal A Bola, nem todas as contratações do FC Porto, neste período de Sérgio Conceição, tiveram a aprovação do treinador.
Outros há que terão sido escolha da SAD, segundo o jornal. São eles Samuel Portugal, Cláudio Ramos, Carraça, Saidy Janko, João Pedro, Nakajima, Ewerton ou Paulinho. Oito reforços que Sérgio Conceição não pediu, nem aprovou. Curiosamente, de todos estes, apenas Cláudio Ramos tem contado para o treinador.
Contratado a custo zero ao Tondela, o guarda-redes português é o suplente de Diogo Costa e tem sido importante no plantel portista.
Depois, Nakajima chegou do Al-Duhail, do Catar. O FC Porto pagou €12 milhões por metade do passe por um jogador que não se impôs no FC Porto. O mesmo aconteceu com nomes como Janko (Saint-Étienne) e Ewerton (Portimonense), que nem terminaram o primeiro estágio.
Paulinho e Samuel Portugal (ambos do Portimonense), Carraça (Boavista) e João Pedro (Palmeiras) também não foram aposta do treinador e também não encontraram sucesso no clube.