O momento está a tornar-se viral nas redes sociais e mostra o momento em que alguns professores confrontaram António Costa, o primeiro-ministro demissionário.
Tem sido uma das lutas mais difíceis do Governo, esta missão de chegar a um entendimento com os professores. As greves têm-se multiplicado e o descontentamento tem sido visível e muito expressado, inclusive no frente a frente com os líderes do Governo, como aconteceu novamente.
António Costa foi até Barcelos, para a inauguração de uma residência para estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, e acabou a trocar argumentos por um docente que é de Ponte de Lima e está a dar aulas em Elvas.
Todas estas coordenadas geográficas podem soar a complicado, mas é-o mais ainda para Rui Costa, o professor que foi notícia no início do ano letivo, por ter sido colocado numa escola de Elvas, ele que é de Ponte de Lima. Estava a viver numa carrinha, perto da escola, onde foi colocado.
Foi agora até Barcelos confrontar diretamente António Costa sobre a demora para a vinculação dos professores, mas também sobre o congelamento das carreiras.
António Costa respondeu que foi o seu Governo quem iniciou o processo de descongelamento das carreiras, a atirar responsabilidades para o Governo de Passos Coelho, sobre as razões das queixas do docente, num bate-boca bastante tenso. Nas redes sociais, há mesmo quem saliente que António Costa foi arrogante nesta discussão com o professor.