Um jogador de 28 anos perdeu a vida em Mértola, durante um jogo de futebol. O jovem Gefrison Candé caiu inanimado e acabou por falecer após o ataque súbito.
Candé era jogador do Futebol Clube Albernoense e estava em campo contra o São Domingos Futebol Clube, em jogo referente à 11ª jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.
Após apenas 10 minutos de jogo, o jogador, natural de Bissau, mas a viver em Portugal há 6 anos, caiu inanimado. Foram realizados vários esforços no sentido de reanimar Gefrison Candé.
O jogador de 28 anos foi logo assistido pelos Bombeiros Voluntários de Mértola, que tentaram manobras de reanimação com recurso a desfibrilhador (tanto os bombeiros como o clube tinham equipamentos), até passarem o caso, após a chegada do INEM.
Foi transportado de helicóptero para o Hospital de Beja, sempre acompanhado pela equipa do INEM. Infelizmente, o óbito de Gefrison Candé foi confirmado, após a chegada ao hospital.
Depois do incidente com Gefrison Candé, a partida terminou mais cedo com grande consternação entre todos os presentes, em choque.
“É uma coisa inacreditável. A primeira coisa que me veio à memória foi a morte do Feher (jogador do Benfica, 2004). Estamos todos em estado de choque”, disse Pedro Jonas, presidente do Futebol Clube Albernoense, em reação ao Jornal de Notícias.
Gefrison Candé era também estudante universitário no Instituto Politécnico de Beja.