Luís Freitas Lobo comentou, na Sport TV, o jogo do FC Porto em Famalicão (0-3). Num dos momentos mais discutidos do encontro, o comentador tornou-se um dos mais visados.
Ao rever o lance de Stephen Eustáquio, dentro da área portista, o comentador da Sport TV disse “é com o peito”. Como o lance foi revisado rapidamente, o comentador nem perdeu muito tempo e, na sua opinião, o corte tinha sido com o peito e, por isso, não houve lugar à marcação de grande penalidade.
A verdade é que a bola bate claramente no braço direito do jogador canadiano. Depois, se o braço estava ou não junto ao corpo, se ganhou mais volumetria, ou se houve movimento intencional do jogador, já é uma outra análise, que coube a árbitro e VAR decidir.
E Luís Freitas Lobo ao comentar que foi no peito do jogador tornou-se rapidamente alvo de todas as críticas, nas redes sociais. E já reagiu. À distância, Freitas Lobo reconhece o erro e considera mesmo que o lance seria passível de grande penalidade a favor do Famalicão, lamentando a sua análise em direto.
“Há momentos, na profissão, futebol e vida, que nos atraiçoam.. Foi ontem o caso em Famalicão no momento em que Eustáquio, após o remate de Gustavo Sá, joga a bola com o braço na área. Seria penalty.
Vendo a repetição no momento errei ao referir que era no peito. O facto de árbitro e VAR pouco tempo levarem a analisar o lance marcando-se pouco depois o canto impediu-me de poder ver melhor o lance e, naturalmente, rectificar a minha análise.
Errei, portanto, nessa avaliação de momento (precipitada em face da situação) como no final da transmissão a Sport TV demonstrou e analisou o lance com seu especialista de arbitragem em Juízo Final.
Mesmo após tantos anos a comentar não sou imune a erros e este foi claramente o caso.
A minha paixão, profissionalismo e honestidade com que estou no futebol, na profissão e na vida, mais o enorme respeito que tenho por todos que me seguem, tal como a Sport Tv e amam o jogo, obrigam-me moralmente a fazer esta declaração reconhecendo o erro“, escreveu Freitas Lobo, no Instagram.