A opinião sobre Roger Schmidt tem mudado muito, de uma época para a outra. Depois de todos os elogios, na temporada de estreia, o treinador alemão está agora a passar por um momento mais difícil, na opinião pública.
E não só dos adeptos do Benfica, em que muitos já pedem a sua saída. Agora, também alguns jornalistas que tanto defenderam o técnico no primeiro ano, estão agora contra ele.
Como é o caso de Rui Santos, que tanto elogiou a postura do técnico, no passado, e agora é mais um crítico de Schmidt. Na CNN Portugal, Rui Santos culpa Schmidt pelos desaires europeus do Benfica e mostrou-se muito indignado, particularmente, por ver João Neves a lateral.
“Esta exibição do Benfica [contra a Real Sociedad] foi muito pior do que se podia supor. Eu, há muito tempo que não via uma equipa portuguesa fazer uma primeira parte tão negativa, tão passiva…”, começou por apontar Rui Santos, sobre o jogo dos encarnados, nesta 4.ª jornada da Liga dos Campeões.
Rui santos concordou com Di María, que responsabilizou os jogadores pelo mau desempenho, mas foi ainda mais longe, ao destacar a “passividade em campo” dos jogadores, apesar da qualidade que têm.
“É inaceitável a passividade da equipa, independentemente da qualidade, coletiva e individual da Real Sociedad, é inaceitável a abordagem que a equipa do Benfica fez”, começou por dizer, antes de se referir às ‘responsabilidades’ de Schmidt.
“Eu não consigo dissociar a responsabilidade do treinador, que é efetiva, porque os jogadores estão fora do lugar. A forma como se está a ‘matar’ o João Neves, é uma coisa inaceitável. O João Neves [a lateral] foi tão vulnerável, ficou exposto e foi a principal vítima do facto de Roger Schmidt que, naquele lugar, João Neves não pode jogar”, disse Rui Santos, a salientar que, ainda para mais, o jovem médio não pode contar com Di María, que não se associa nas ações defensivas, expondo-o mais ainda aos adversários.