Portugal continua a sentir os efeitos das intempéries, e promete continuar. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sete distritos terminam esta semana sob aviso vermelho, devido aos ventos fortes que se fazem sentir, com agravamento devido aos perigos da agitação marítima.
Assim, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho, até às 15h00 desta sexta-feira, 3 de novembro. No entanto, o mau tempo não vai dar tréguas para já.
Portanto, até às 15h00 desta sexta-feira, o IPMA prevê ondas de noroeste com altura de 7/8 metros, mas podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros, o que leva à emissão deste aviso vermelho, que é o mais grave, e aconselha a mais cuidados.
Porém, o mau tempo não termina já esta tarde. Depois de um esperado aligeirar da situação, o fim-de-semana também promete mais vento. Os mesmos sete distritos vão estar, novamente, sob aviso vermelho, entre as 18h00 de sábado, 4 de novembro, e as 12h00 de domingo, 5.
As ondas de noroeste volta aos 7/9 metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros.
De recordar que o mau tempo tem causado estargos em Portugal, nos últimos dias. Esta quinta-feira, 2 de novembro, foram registadas mais de mil ocorrências, relacionadas com a intempérie, em Portugal Continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Quedas de árvores e de estruturas, por causa do vento forte, têm sido as principais causas para estas ocorrências.