Não está nada fácil a vida do Benfica na Liga dos Campeões. Fechada a primeira volta da fase de grupos, os encarnados são últimos, com zero pontos e zero golos marcados.
Do fundo da classificação, as águias veem Real Sociedad e Inter de Milão, destacados na frente, com sete pontos. E o Salzburgo, com três.
A vida parece muito difícil para o Benfica, mas ainda tem chances de se apurar para a próxima fase, e até no primeiro lugar do grupo.
Claro que o otimismo não reina, na nação benfiquista, por estes dias. Entre os adeptos, já se pensa na possibilidade de repetir esse marco negativo de 2017/18, quando terminaram com zero pontos a fase de grupos.
Ora, para passar a fase de grupos, o Benfica precisa quase de um milagre, é certo. Precisa de vencer os três jogos que faltam e que Inter e Real Sociedad não voltem a vencer, nesses três jogos seguintes.
Estas contas são fáceis. O Benfica, na melhor das hipóteses, pode fazer nove pontos. E Real Sociedad e Inter precisam de uma vitória para chegarem aos 10 pontos, número inalcançável para o Benfica.
Mas, caso Inter e Real Sociedad não voltem a vencer, empatem entre si, percam os seus jogos com o Benfica, e empatem com o Salzburgo. Neste cenário, poderiam terminar todos com nove pontos e o Benfica no primeiro lugar do grupo, por ter vantagem direta, no confronto entre as três equipas.
Essa possibilidade é, no entanto, muito remota. Mas é de probabilidades que se fazem as contas do Benfica. Que pode ainda esperar que, entre Real Sociedad e Inter, um deles se possa destacar e o outro colapsar nos três jogos que faltam. Nesse caso, o Benfica poderia passar com sete pontos.