Trata-se de um dos jogadores mais importantes na equipa de Abel Ferreira. Tem apenas 22 anos, mas já é um dos nomes mais importantes do campeão brasileiro, ele que também participou nas vitórias da equipa paulista na Libertadores. No entanto, Gabriel Menino conta como mudou a sua mentalidade a partir de uma conversa com a nutricionista do clube brasileiro, em 2020.
Na altura, o jovem médio brasileiro queixava-se das constantes lesões e como o seu corpo não o deixava dar esse passo em frente na carreira. O caminho para a consistência começou com uma conversa com a nutricionista e um pedido inusitado.
“Eu tinha magoado os dois tornozelos, estava a voltar de lesão e a sentir-me um pouco pesado, mas eu estava dentro do meu peso. Mas pedi à dona Mirtes [Stancanelli, nutricionista do clube]: ‘Eu quero ficar com uma definição igual à do Cristiano Ronaldo’. Eu comecei a fazer a dieta e lesionaram-se os dois laterais da equipa, Mayke e Marcos Rocha. Aí eu entrei num jogo contra o América-MG [em Belo Horizonte].
Comia de manhã, bebia alguma coisa, ao almoço era grelhados e salada, de tarde bebia um suplemento, à noite grelhados e salada e depois de novo o suplemento. Era disso que eu precisava. Ela avisou-me: ‘Vais sofrer no começo, mas aguentas’. Só que eu não esperava ter uma oportunidade de jogar assim que comecei a dieta”, começou por contar o jovem jogador brasileiro, antes de revelar o que aconteceu nesse primeiro jogo após a mudança.
“Eu fui para jogo e após cinco minutos já estava fraco. A dona Mirtes estava a ver o jogo e teve de avisar o roupeiro para me dar três doses de gel para repor a energia. O problema era aqui [mental]. Depois de ver, eu estava a fazer tudo certo. Estava a trabalhar, sempre fiz mais do que os outros, mas era só a cabeça. Acho que eu precisava de ajeitar a minha cabeça, ver o que me estava a atrapalhar e o que estava a ajudar-me. Depois foi só aperfeiçoar o que estava a ajudar-me e deixar para trás o que me estava a atrapalhar”, concluiu o jovem jogador.