Maria Botelho Moniz parecia ser um nome intocável na televisão portuguesa. Sempre muito segura, a apresentadora foi conquistando o seu espaço na televisão, quase sempre muito acarinhada pelos telespectadores.
Porém, a sua boa fase pode ter sofrido um grave revés com este programa ‘A Ex-Periência’.
O programa da TVI tem sido muito criticado e a apresentadora não tem escapado. Aliás, são muitas as pessoas que têm apresentado queixa contra o seu trabalho, a acusarem Maria Botelho Moniz de fazer “bullying” aos concorrentes do programa e a incentivar ao ódio entre eles. Há mesmo quem exija que a apresentadora das manhãs saia da televisão, pela forma como tem conduzido este programa.
“Vou apresentar queixa à entidade responsável. Consegue estar em paz com o bullying que ajudou a existir? Até aceito que sejam as directivas que tem, mas por dinheiro nenhum eu aceitava esse papel! Isso diz muito de si”, “Eu já apresentei queixa na ERC, sobre o programa, e também pela produção do mesmo. Fiquei tão chocada e indignada, que tive de fazer alguma coisa. Não sei conviver com injustiça”, “Eu também vou fazer queixa da condução da Maria. No programa anterior a Maria esteve ainda pior”, “Vou fazer queixa da Maria. No programa anterior a sua prestação foi vergonhosa, a incitar os outros concorrentes contra a Ana Sofia e hoje continuou. Quando estiver fora da TV como estará brevemente, certamente saberá que nunca esteve à altura de estar na TV” ou “Esta apresentadora tem de ser retirada da televisão! Eu estou chocada; como é possível no século em que vivemos e depois de tantos anos a debater e a tentar eliminar o bullying a própria da apresentadora pratica isso num programa de televisão e ninguém faz nada? Isto é só surreal. E permitem que uma criatura como a Silvia permaneça como concorrente num programa. Chocada e revoltada com o que assisti”, são algumas das muitas críticas nas redes sociais contra a apresentadora, quando muitas das pessoas garantem estar a apresentar queixa junto das entidades reguladoras.
“Falta de carácter da tua parte, assististes a humilhações constantes no programa e nunca foste capaz de intervir! Vergonhoso. Péssima atitude como apresentadora e pessoa”, “Mesmo vergonhoso. No programa da manhã parece ser boa pessoa e preocupada com causas e depois quando tem oportunidade de intervir e parar uma situação de bullying, ainda incentiva mais”, “A Maria muitas vezes foi quem pôs a lenha na fogueira!”, “Que vergonha, Maria! Que desilusão! Você e a equipa de ‘A Ex-Periência’ permitirem a constante humilhação pública de um casal que deveria ser respeitado quanto os outros. Não vale tudo pelas audiências! Como é que tem coragem de depois vir com o seu ar de santa para o ‘Dois às 10’ a dizer-se contra o bullying se acaba por permitir e incentivar esse tipo de comportamento na televisão?! É este o exemplo que quer dar aos portugueses? Retrate-se! Desceu muito na minha consideração”,
“Consegues olhar ao espelho e dormir tranquila depois de corroborar com tanta humilhação e bullying em ‘A Ex-periência’?’, “Maria, tu devias ter evitado tudo isto. Muitas vezes ajudaste à humilhação contra o casal Ana Sofia e João. […] Não sei como tu e produção permitiram que outros casais que não os conhecem opinassem tanto e fizessem estes comentários maldosos como se fossem donos da verdade”, “Gostava tanto da Maria, mas depois disto já nem o programa da manhã soa da mesma maneira!”, continuam os seguidores de Maria Botelho Moniz, muito desiludidos pela forma como a apresentadora tem conduzido este programa. Críticas que proliferam mesmo nas redes sociais da própria apresentadora, que está a passar um mau bocado com este programa da TVI.