De acordo com o jornal Correio da Manhã, Baran, o menino de dez anos, que foi resgatado com vida, depois de muitas horas soterrado na Turquia, falou em Cristiano Ronaldo, durante a operação de resgate.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou a boa notícia no início da noite deste sábado, 11 de fevereiro. Depois de muitos esforços e vários cadáveres encontrados, a equipa portuguesa mobilizada para ajudar após os sismos na Turquia, conseguia, finalmente, resgatar uma pessoa com vida.
Baran esteve entre segunda-feira e sábado soterrado nos escombros do edifício onde se encontrava e foi salvo por estes corajosos portugueses, na cidade de Hatay, porventura a zona mais afetada pelos sismos na Turquia. A operação de resgate terá demorado três horas, até que o menino pudesse finalmente ver a luz do dia.
A equipa conseguiu alcançá-lo, libertá-lo dos destroços e colocá-lo dentro de uma maca, com uma manta térmica, até o trazer para campo aberto, de onde foi levado para o hospital, onde se encontra a recuperar.
Existe um vídeo deste momento, que se está a tornar viral nas redes sociais, em Portugal, mas este pequeno vídeo mostra apenas uma parte do que foi este delicado resgate. Em alguns momentos, ouve-se um dos socorristas a falar em Ronaldo e Cristiano Ronaldo, a tentar que o menino entenda algumas palavras, uma vez que eles não se conseguiam comunicar.
De acordo com o Correio da Manhã, um dos bombeiros terá falado que durante o resgate a criança falou no nome de Cristiano Ronaldo, eventualmente ao perceber que a equipa que o salvava era também portuguesa.
No sábado, uma criança soterrada na Turquia foi resgatada pela equipa portuguesa de busca e salvamento. Baran, de 10 anos, foi retirado com vida dos escombros de um edifício em Antakya.
A SIC falou com o comandante José Guilherme, da missão portuguesa: https://t.co/sXLsam8NS3 pic.twitter.com/s1avFIuYcW
— SIC Notícias (@SICNoticias) February 12, 2023