Os números da tragédia na Turquia e Síria continuam a subir e os números estão cada vez mais próximos das 20 mil mortes, além dos milhares de feridos, desaparecidos e todo o caos e destruição nas zonas mais afetadas, pelos sismos de segunda-feira, 6 de fevereiro.
No entanto, e apesar da tragédia se continuar a adensar, há sempre algumas imagens de alento, que continuam a dar esperança aos muitos milhares de socorristas, que ajudam nas operações de resgate, assim como às famílias que desesperam por notícias sobre os desaparecidos.
Depois de 59 horas sob os escombros, um bebé de 20 dias foi retirado com vida. As imagens mostram o momento em que as equipas de resgate se alegram com este pequeno milagre. A criança foi estabilizada e levada para o hospital, onde se encontra a recuperar. A felicidade dos socorristas, por sua vez, foi de pouca duração, uma vez que voltaram imediatamente para o mesmo local, onde tentam encontrar a mãe deste bebé, ainda com vida.
Apesar do número de mortos continuar a subir disparadamente, continuam a emergir notícias de alguns resgates, mesmo depois de tantas horas soterrados, sobretudo crianças e bebés, que conseguiriam aguentar mais tempo agarrados à vida.
De acordo com a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências turca, estão envolvidas nestas operações de salvamento e resgate cerca de 60.200 pessoas, incluindo especialistas estrangeiros e de organizações não-governamentais que continuam a chegar aos locais mais afetados pela catástrofe.